Jul 6, 2008

Aventuras de um domingo

Tem coisas que eu só consigo mesmo ver na América.

Hoje resolvemos pegar um cineminha a tarde. Fomos a um dos super complexos de cinemas, compramos ingressos para 4:25pm do novo filme da Angelina Jolie, [Wanted]. Sobre o filme? Desperdicei 1h48 do meu dia e $10. E Angie nem está em uma de suas melhores atuações.

Mas continuando, durante o filme tinham duas adolescentes irritantes sentadas atrás de nós. Foi uma constante conversa durante todo o filme. Tititi, quéquéqué em alto e bom tom de voz, ignorando qualquer pedido dos vizinhos de silêncio e também o significado de "cochicho".

Eis que uma hora uma delas sai correndo para atender o celular - ok, gente, ninguém pode ser tão importante assim com 14 anos de idade. Pelo menos não metade do que a própria pessoa pensa que é. E na volta depois de uns 20 minutos, a menina queria saber o que tinha acontecido durante o filme.

E foi aí que Paula surgiu. Não adianta, eu perco a paciência com falta de educação alheia. E não estou reclamando de sussurros ou até apoiando aqueles críticos malucos que acham que pipocas deveriam ser banidas dos cinemas para aumentar a concentração do público. E eu soltei, em alto e bom sussuro:

"Shhhhut up".

Até que funcionou. Médio.

Mas saindo do cinema, a moça que estava exatamente atrás de mim, ao lado das meninas, me falou:

"I really feel sorry for you"


E eu não entendi se ela estava me chamando de idiota ou o quê, até o próximo segundo, quando ela me falou que também tinha se sentido muito incomodada com o barulho e que queria que eu soubesse que ela me apoiava.

Hein?
Mas a história continua.

Saindo da sala, encontramos as menininhas. E a senhora começou a falar:

"You should reimburse their tickets (...) Who bought your tickets? I really should report you"

E a menina empalideceu.

Se você entendeu e conhece as leis americanas, pode parar de ler. Mas eu não tinha entendido e segue a explicação. O filme que vimos era para maiores de 17, e menores não podem assistir sem o acompanhamento de responsáveis. Ou seja, além de poder reclamar por ter sido incomodada durante o filme todo, nós também poderíamos chamar a segurança do cinema e denunciar as menininhas. E isso seria um big trouble para elas.

Claro que não fizemos nada, mas acho que valeu mesmo o grande susto que elas levaram, além da moça compartilhar sua indignação e dizer que como mãe não poderia ficar em silêncio. Me senti menos alien por querer ver meu filminho em paz.

E aí eu pensei: já imaginou isso no Brasil? Vi uma vez uma senhora pedir por silêncio num filme e a pessoa responder "Quer silêncio? Vê o filme em casa", o que até poderia ser uma ótima frase dirigida às pessoas que querem conversar. E qual seria a reação de uma frase como "Eu vou te denunciar por ver um filme inapropriado?". Acho que seria motivo de risadas... Uma pena.

No comments: