Aug 9, 2008

Alegria de uma lágrima

The Happiness of Tears
(English version follows)


Hoje foi mais um dia de despedidas. Pela manhã fui ao centro dos alunos internacionais, o lugar onde passei tantas e tantas horas nesse um ano. Foram as aulas de português, japonês, italiano, os encontros com pessoas, conversas, troca de idéias muito interessantes. Algumas amigas minhas estavam por lá para um último abraço, uma última conversa, a última atualização sobre os assuntos que aconteceram nos dias que passaram.


Logo depois, fui ao almoço de despedida da minha aula de japonês, eu fiz bolinhos de bacalhau para eles experimentarem. A minha professora fez um arroz típico japonês, a aluna koreana trouxe sushis que ela mesma fez, o Byron trouxe sushis do Nijiya Market e a Monica as bebidas. Foi super divertido, começamos a comer os bolinhos na cozinha, recém saídos do fogão, conversando e rindo.

O almoço foi o máximo, comemos super bem e durou até 3pm, com direito a goiabada, moti e doce de arroz coreano de sobremesa. Claro que eu comi de tudo, repeti, tudo estava divino.


E pela primeira vez, eu chorei. Foi muito, muito difícil pensar que nunca mais estarei próxima assim dessas pessoas. Mesmo no mesmo país, estaremos longe. Eu não as verei todas as semanas, nós não nos encontraremos andando de bicicletas pelo campus, pelos supermercados, pelo correio ou pelo café. E isso bateu uma tristeza grande em mim, e eu não contive as lágrimas - e nem as pessoas que estavam comigo.

Mas depois cheguei em casa sorrindo, pois eu tenho um motivo para chorar de saudade. Se esse ano em Stanford não tivesse sido tão especial, o sentimento de hoje nunca teria passado por mim. E acho que isso que sinto agora indo embora é a melhor coisa que eu poderia sentir, pois sei que esse tempo nunca mais voltará, mas para sempre ficará a lembrança dos dias tão especiais que tivemos.

E o dia não acabou. Entre empacotar as caixas e fazer sanduichinhos com a Moira para o picnic de amanhã, a noite acabou em uma cervejaria em Burlingame (30 min de trem) com nossos vizinhos queridos.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

The Happiness of tears

This morning I went to the I-Center, where I spent so many days and hours since we arrived here. It is in this place that I was able to teach Portuguese and learn Japanese, Italian and meet different people, cultures, exchange experiences and thoughts. Some of my close friends were there too for a last talk, hug, probably the last lively weekly update about our lives we had.

Just after noon, there was a farewell lunch with my Japanese class. I made some cod fried dumplings so they could taste a typical Portuguese snack. Mamiko, our teacher, cooked a tasty Japanese rice (chirashi), our Korean classmate brought some homemade sushis, Byron brought some amazing Nijiya sushis and Monica provided us with some drinks. It was such a delicious meal, they all tasted the
bolinhos de bacalhau in the kitchen, just out of the stove, talking and laughing.

Lunch itself was super nice and lasted until 3pm, having as dessert some guava jam, moti and a Korean candy made of rice. I had to say that I ate (and ate) and repeated almost everything, it was really good.

And by time dishes were done, I cried. It was really hard to think that I will never be so close to these friends. Even knowing we'll all be in the same country for a while, we still will be apart. I won't see them every week, we won't bump into each others biking around campus, in the grocery shop, in the post office or grabbing a coffee. That burst a sad feeling and I wasn't able not to cry - making some of them cry too.

But by the time I got home I was happy, as I realized I have such a good reason to cry for. If this year here at Stanford wasn't so special, this feeling that revealed to me this afternoon would never actually exist. This couldn't be a better feeling to have 5 days before our departure, as I know these days will never come back, but I will always keep great memories of them.

And the day hadn't finished yet. We packed some (more!) boxes, Moira and I made some tuna sandwiches for tomorrow's picnic in Napa, and we had dinner at a Brewery in Burlingame with our neighbors.

6 comments:

Marilia said...

AMEI o post!!
Acho que você captou muito bem o espírito do momento.
Beijinhos carinhosos,

Luciana said...

É isso aí. Se não tivesse sido tão especial, não estaria sendo tão difícil.
Sem querer você me ajudou a encarar a minha mudança de uma forma mais poética :-)
E vamos nós fazer das novas etapas, momentos mais especiais ainda!

Fecamara said...

sem palavras? É isso mesmo.

Rachel A. said...

that was a beautiful way to look at it! you are right, even when we are sad there is happiness in our tears otherwise we wouldn't have anything to cry about.....and think, you have friends from ALL over the world now.

Anonymous said...

olha só, mais uma poliana na família! rs...
beincadeiras a parte, lindo post...
Beijos

Anonymous said...

Desejamos muitas "lágrimas de alegria" mais em sua nova jornada.
Te amamos!
Karen(sempre pergunta por vc), John, Ana e Paulo Tanaka.