Jul 24, 2008

Parking Check

Aqui em Palo Alto é possível estacionar de graça em praticamente qualquer rua, contanto que haja a placa "Permit Parking - 2 hours". Eu sempre me perguntei como é que essas duas horas são controladas, pois você não coloca uma plaquinha a partir de que horas chegou, não tem cartão de Zona Azul nem ninguém visível fiscalizando.

Aí um dia em Berkeley eu vi um mini-carro onde estava escrito "Parking Check". Eu não consegui até hoje tirar uma foto dele, mas imagine um smart mais quadradinho, que anda de portas abertas. Segurança zero, né? E pelo que vi o motorista dirige do lado direito do carro, para ter um acesso mais fácil aos carros estacionados. Essa foi a melhor foto que achei.

Mas mesmo assim, eu continuei me perguntando como ele fazia a verificação. Se ele parar para anotar cada vaga e a placa de cada carro em cada vaga iria causar um transtorno em tanto, até mesmo no trânsito de Palo Alto. E eis que hoje eu descobri como eles fazem.

Eu estacionei meu carro na rua e vi o bendito carrinho vindo na minha direção. Resolvi esperar um pouco. Foi chegando mais perto, mais perto, sem reduzir a velocidade, e vi que o motorista tinha uma espécie de bengala branca na mão direita (ele dirigindo do lado direito do carro).

E de repende, POFT. Ele faz uma bolinha branca na roda traseira do carro. Provavelmente assim, depois de duas horas, ele sabe quem saiu de lá. Eu fiquei pensando: se eu tiro meu carro da vaga, ando uns poucos quarteirões e tenho a habilidade de estacionar com a roda na mesma posição que a prévia, será que a bendita bolinha continua lá? Ou será que os americanos inventaram um tipo de tinta que depois de dois contatos com o asfalto desaparece? Lembrando que na Califórnia só chove entre dezembro e março!

5 comments:

Anonymous said...

Nossa, nem sei o q comentar, q bizarro!

Bjos

Luciana said...

Hummm que espertinhos! Essa foi dificil de desvendar, hein?

Marilia said...

Chama o CSI eles vão te exlicar os MINIMOSSSSSSSSSSSS detalhes.
Bjs

Mariana van Deursen said...

haha nossa!
que sistema mais precário!
nesse caso, acho que nossa zona azul é mais desenvolvida!
hehe
Bjos!

π said...

se esse sistema existisse no Brasil a gente contratava flanelinha no sentido literal da palavra para apagar a marca do pneu!