Jun 2, 2008

You know you're Brazilian when...

Essa frase do título é muito comum entre os por-livre-e-espontânea-vontade despatriados. Hoje eu estava dando uma olhada no meu [Facebook], o orkut do resto do mundo, quando achei essa "Comunidade", em que há diversos motivos porque você seria brasileiro. Aqui vão alguns exemplos:

- You think American bathing suits are enormous.
- You can name at least 30 novelas and 10000 actors/actresses.
- BBQ means steak, sausage, chicken wings, pork, rice, farofa, molho and beer.
- You travel to Brazil and instead of taking a suitcase with all your stuff, you take presents for the entire family, the dog, the neighbor, not to mention the old/used clothes that you take just in case someone needs it.
- You understand & speak Spanish, but when you say a word in Portuguese no one understands you.
- Everyone thinks you're everything but Brazilian.
- You love
coração de frango.

E aí hoje eu eu percebi a triste versão dessa frase.

Eu estava saindo do cinema com a Moira, andando pelo estacionamento em busca do carro perdido, quando duas velhinhas vieram na nossa direção. Bem bem bem velhinhas, algo que eu diria a filha de 75 e a mãe de 95.

"Eu perdi o meu carro, você poderia nos dar uma carona para achá-lo?"

E quase todos os meus primeiros pensamentos nos milésimos de segundo que passaram foram sobre onde estaria a pessoa escondida que faz parte da gangue das velhinhas, o que elas fariam comigo depois de entrarem no carro, ou mesmo o que aconteceria enquanto elas estivessem entrando no carro.

Sim, you know you're Brazilian when this S**T happens.

E qual o final da história? A Moira perguntou como seria o carro delas. Eu perguntei se o carro tinha alarme, ela me entregou a chave do carro, levantei o braço e avistei a luzinha piscando. "É azul?" Sim, ali estava o carro delas, a 20 metros de nós.

E eu sai de lá chateada, triste, revoltada e com remorso de ter se quer pensado na gangue das velhinhas. E que na verdade eu poderia ter saído correndo com o carro delas.

2 comments:

Anonymous said...

isso é triste mesmo
já me senti mal em situações similares, tb sou uma brazilian...

Marilia said...

Sem falar que você, como brasileira ainda poderia dar um "golpe" nas velhinhas e sequestrá-las pedindo um carro azul de resgate!!! Pelo menos era isso que alguns brasileiros pensariam... Infelizmente.
As vezes sinto frio na barriga quando um pobre transeunte cruza na frente do meu carro fora da faixa. Que PENA!!!