Jun 5, 2008

Dia do meio ambiente

Confesso que eu nunca me dei muito ao trabalho de reciclar as coisas quando estava no Brasil. Coleta seletiva não existia em nenhum dos prédios em que eu morava, fosse em Campinas, fosse em São Paulo. E meu máximo de esforço era levar os recicláveis acumulados - jornais e latas - ao Pão de Açúcar.

O que será que aconteceu comigo aqui, que agora lavo latinhas e potes de Yakult e os deixo secando para reciclar? Que vou a farmácia que recicla saquinhos plásticos, ando com sacolas reutilizáveis no carro e até uma sacola que se auto embrulha na minha bolsa para não usar mais saquinhos e sacolinhas? E o mais interessante, por que essa consciência ambiental que chega a atormentar os outros conquistou a mim e a [Luciana] ao mesmo tempo?

Não sei, mas fico com a impressão de que a gente se sente mal de não fazer quando os outros fazem, do mesmo jeito que a gente se sente besta de fazer quando se é o único, pois nos dois lugares já somos bem informados sobre toda a questão ambiental. E acho que foi isso que mudou em mim, saí do lugar em que eu era uma formiga numa colméia e achei o meu formigueiro, onde todas as pessoas - ou pelo menos a grande maioria - se esforçam pela mesma causa e sabe que cada um tem uma função importante.

E acho que eu nunca mais serei capaz de misturar os lixos e achar isso normal. E qual a minha sugestão, venham todos passar umas semaninhas na gringa que resolvemos o problema do mundo? Infelizmente meu sofá não comporta tanta gente. Mas quem sabe a gente não consegue aos poucos melhorar o que vem pela frente. Pelo menos foi isso que pensei quando assisti ao vídeo sobre o Dia do Meio Ambiente do Jornal Hoje. [Clique aqui] para ver.

4 comments:

Marilia said...

Fico contente com seu entusiasmo. Partilhamos de idéias parecidas. No Replago não tem coleta de lixo da prefeitura há maisde 6 meses. Todo lixo é separado e o orgânico jogado em uma composteira, de onde sai adubo para nossa linda horta. Com o dinheiro do material reciclado vendido ainda pagamos um funcionário para cuidar do assunto. Uma verdadeira economia sustentável.
Fiquei triste porém outro dia quando o Ruy, que pesquisa tudo do assunto, me contou que o papel reciclado gasta a mesma coisa ou mais matéria prima e energia para ser produzido. A mistura dos papéis o tanto de água que se usa para lavá-lo e a energia para processa-lo torna-os iguais.
Portanto precisamos prestar atenção e nos informar do que realmente vale a pena e do que é apenas um modismo.
Curioso, não?
beijinhos reciclados (usei o mesmo que acabei e dar no Edu!!)

π said...

sim, infelizmente ainda temos que lidar não só com a água e a energia gastos na reciclagem, mas também com a poluição que muitas vezes é emitida por essas empresas. Tira de lá, dá cá não adianta muito, né?
beijos!

Luciana said...

Eu tenho uma idéia! Vamos voltar pro Brasil e pensar num jeito legal de passar essa energia verde pra frente. A gente acha uma ocupação útil e na qual acreditamos, e de quebra espalhamos algo bom. Afinal... se ninguém fizer isso, nossa terrinha nunca vai mudar.

Anonymous said...

faltou falar das 3 bonitonas q aparecem no video!
Su, Sofia e Ana Luisa!
Beijocas