May 16, 2008

O Japão por mim

Que o Japão é um país fantástico e sempre esteve na minha listinha sonhadora de viagens, nem precisava falar. Que eu sou a maníaca das recordações e estou preenchendo meu Moleskine com todos os lugares, cheiros, restaurantes e pontos turísticos, também duh, né? Ainda mais sabendo que já há pessoas que reservaram o Moleskine para um futuro próximo, meu espírito caça e guarda informações foi atiçado ainda mais.

Então resolvi dedicar esse post às coisas não tão óbvias, detalhando pontos que me marcaram depois de 1 semana:

- os japoneses podem ser muito educados, mas para aqueles que não entendem o que eles falam. Com a nossa cara de turistas (gaijins), algumas pessoas falam sem saber que eu posso entender que nosso óculos de sol é estranho, que meu quadril brasileiro é assutador e descaradamente se assustam com meus traços nipônicos. Isso sem contar as inúmeras ombradas que levei, predominantemente masculinas, confirmando ainda mais o traço machista desta cultura. Onde já se viu eu querer andar na frente dos homens engravatados, mesmo que eu estivesse ali esperando o trem há mais tempo?

- os japoneses também têm medo do sol. Hoje estávamos super felizes com um dia ensolarado, 25 graus, saimos sem blusas e guarda-chuvas. E eis que na rua vejo uma quantidade absurda de guarda-chuvinhas, a grande maioria pretos, perambulando por Kyoto. São guarda-chuvas, meias 7/8, luvas até os cotovelos e chapéus e mais chapéus gigantes! E somente turistas usam óculos de sol, regata e papetes.

- os japoneses têm um senso diferenciado sobre padrões de higiene. Não encontrei nenhum banheiro em pontos minimamente turísticos que tivesse sabonete. Sim, SABONETE. Papel para secar a mão então nem se fale. E o pior: há muitos banheiros com cabine "japanese style". O que é isso? Buraco no chão. E definitivamente a pontaria dessas japas estão longe de serem apuradas. Irgh, meu álcool virou o herói da viagem.

- os japoneses não tem senso de moda. Não sou cara de pau o suficiente para tirar fotos das pessoas, mas decorei a vestimenta de uma menina sentada no metrô. Começa com um tênis de estampas pink, roxo e creme, com uma meia rendada laranja curta. Vem uma fusô preta, até a altura da canela, estilo meia arrastão. Sobreposição com uma saia jeans furada, uma camisa até a metade da saia jeans cor verde, por baixo uma blusa com listras pretas e brancas, um colar dourado, uma pulseira de oncinhas, uma bolsa Louis Vutton com algo entre 5 e 8 Hello Kitty & Seus amigos, uma maquiagem pesadíssima, cílios postiços, sobrancelha pintada de marrom e cabelo desbotado. E isso não é alguém que se destacava, mas somente uma das tantas que vimos.

Se eu recomendaria a vinda pra cá? Com certeza, não existe nada igual no mundo! Esse país para mim tem gosto e cheiro de infância, contrastando com coisas que evoluiram muito desde a partida da minha avó ao Brasil. Me divirto em cada canto, em cada esquina, com os sorvetes de melão com gosto da bala verde, com os caldinhos de feijão japonês que eu comia quando era criança, com todas as casinhas de madeira no meio dos prédios e escritórios.

E venham logo, pois essas placas tectônicas não estão com jeito de querer que esse lugar tão único continue no globo por muito tempo.

3 comments:

Anonymous said...

Mais um daqueles posts que quero fazer 32 comentários...
Eles acharam seu quadril assustador pq não viram o das Camaras de fábrica! Hahaha
Engraçada a prepotência deles de achar q nenhum turista fale japonês, ainda mais uma com traços mais parecidos com os deles...
Depois dessa do sol acho q os Valentes tb têm uma raiz japonesa! ;)
Alcoolzinho e secar a mão na parte da calca mais perto do pé, as melhores dicas turísticas q vc já me deu! Rs...
can`t wait to see the pictures!
Beijos saudosos

Aldine Mizushima said...

Pá, tudo bem? que bom que estão aproveitando a viagem....vc tá cheia de novidades, assim como seu moleskine! Sabia que todos meus amigos intermcabistas me perguntam se eu me acho mais brasileira ou mais japa....Depois que eu conheci as japas que estudam comigo, tive certeza de que sou muito abrasileirada. Incrível, pra eles, perguntar algo na faculdade, questionar ...é fora de cogitação! ...Adoro o Japão, mas ainda bem que nasci no nosso paisinho...haha!!!

beijooos

Marilia said...

Hummm... Cheiro de infância devia-se vender em frascos!
Quanto ao moleskine será que xerox dele fica bom??? kkk
Que bom que a vida pode ter tantas cores diferentes, tantos quadrís diferentes... (LU, depois dessa vou por uma foto do meu no blog deles, caso contrário vão pensar que somos todas elefantas!!!!)e mais que tudo que vocês estão aproveitando tanto.
beijos amorosos.