May 3, 2008

Cobranças indevidas

Tudo começou com o pedágio. Será que eu já escrevi aqui sobre ele? Bom, se vocês não sabem, um dia eu estava voltando de Berkeley sozinha e me dei conta que não tinha nem meio penny (penny = 1¢) na minha carteira. Descobri que o outro lugar fora a feira que não aceita cartão de crédito é o pedágio e perguntei o que eu poderia fazer.

"Não se preocupe, eu anoto sua placa e eles te mandam a conta do pedágio para a sua casa"

Umas semanas depois, chega uma conta de $4 dólares do pedágio e $25 de multa por violação da cancela do "sem parar" californiano. Ah, não, o que é isso?? Eu liguei para eles, com os devidos números de protocolo, placa de carro e etc, e me instruiram a mandar um formulário preenchido, uma carta explicando o meu lado e um cheque de $4 dólares, pois eu tinha que provar que eu queria pagar o pedágio, só não a multa. E me disseram que depois disso, se eu não recebesse mais nada deles, tudo estava certo. E tudo ficou mesmo certo. Ninguém mais deu sinal de vida.

Aí, um dia a italiana me contou que recebeu um comunicado de que ela não teria devolvido um DVD à biblioteca central de Stanford, que a carteirinha dela seria suspensa em 1 semana e que uma multa de sei lá quanto seria adicionada a conta dela (aqui, a gente tem uma conta onde são debitados os pagamentos como casa, luz, tv e mensalidade). Ela respondeu ao e-mail, informando que havia sim devolvido o filme no prazo, mas não recebeu nada de volta. Foi lá checar e disseram:

"Ah, achamos o filme, desconsidere o e-mail." Desculpas por partir do ponto que você é uma ladra, uma criminosa e pelas ameaças que fizemos? Nada.

A Paloma também contou a história dela: Um dia ela recebeu um email dizendo que ela não poderia ser formar, fazendo um mega drama, de que ela tinha uma dívida com a faculdade e blebleble. Ela foi lá nessa nossa bendita conta e achou uma pendência de ¢60. Sim, 60 c-e-n-t-a-v-o-s. Sabe no Brasil, que quando você preenche um cheque e vai escrever o valor por extenso, tem um lugar escrito "e os centavos acima"? Pois é, aqui isso não vale e você tem que sim escrever todos os mínimos centavos, ou então corre o risco de ter que fazer um depósito ridículo desses.

Ai, hoje eu chego em casa e tem uma cartinha para mim do hospital de Stanford. Quando eu fui lá para fazer o raio-X do meu pé, mandaram uma conta de $280 dólares, que pagamos devidamente com um cheque ao hospital. Eu achei que ia abrir um recibo da conta, né? Eis que acho uma cobrança de $1895 dólares. Não há explicação do valor, de serviço prestado, de absolutamente nada. E obviamente o Customer Service só funciona de segunda a sexta, então na véspera da nossa ida ao Japão eu terei que resolver esse pepino.

Grrrrrr...

*Atualização do assunto pendente*

Temos que pagar. Eles nos explicaram que $280 cobre somente as despesas das pessoas que nos antenderam. E que os tais $1895 são para os serviços prestados, uso da máquina de raio-X, da maca que eu fiquei no corredor (sim, me senti nas reportagens de Fantástico mostrando o SUS) e do band-aid que colaram em mim. Não, nosso seguro não cobre pois eu tinha que ter passado uma noite no hospital, sengundo o critério de emergência deles.

Mas ainda tem um detalhe: se conseguirmos provar que isso é um valor considerável na nossa ausente renda, entrando com um pedido de "me ajuda!", eles podem parcelar o valor ou até dar um descontinho. Quem sabe...

2 comments:

Marilia said...

OLha se alguém disser que você "roubou"a muleta eu soutestemunha de que ela foi devolvida!!!!!
Pode parecer engraçado o que vou falar, mas as vezes nos lugares em que as coisas parece que funcionam muito bem, nem sempre funcionam.
kkkkkk, acho que ainda não acordei direito...
bjs

Anonymous said...

opa, temos mais uma testemunha aqui tb! Eu presenciei a devolução da muleta, qualquer coisa eu posso depor! hahahaha...
E aí, queremos saber como foi?
Bjo