Mar 9, 2008

Snoopy e Stravinsky

A primeira vista, esses dois nomes não combinariam muito. Seja pela necessidade do espírito infantil do primeiro, ou pelo tom culto que o segundo transmite. Mas a gente deu um jeito dos dois caberem no nosso sábado.

Primeiro, fomos até Santa Rosa, uma cidade que fica a 2h de Palo Alto. O que tem lá? Muita coisa, mas o motivo da viagem foi mesmo o [Museu do Charles Schulz]. Eu já tinha uma super expectativa depois de ter visto o [vídeo] sobre a o museu, e tudo tudo superou o que eu esperava. Que Louvre nem MoMA que nada!


Por que esse museu é num lugar tão distante? Porque ele morava lá. Ele construiu o campo de baseball para as crianças da cidade. Ele almoçava todo dia assistindo às pessoas patinarem no gelo no Warm Puppy Café. E tudo isso explica os esportes favoritos do Snoopy.


Snoopy's Dog Dish

Cada canto do museu foi minimamente projetado e desenhado para que as pessoas se sintam bem. Não tem outra expressão melhor do que essa: eu me sentia feliz, uma criança ali. Tem várias tirinhas, uma sala para você explorar sua criatividade, um mural com a evolução do Snoopy, um painel com milhares de tirinhas, tudo é especial.

(a vista de perto do painel...)

(...e a vista de longe)

E lá tivemos ainda mais uma surpresa: havia um cartonista, o [Brian Narelle]. Calma, eu também nunca ouvi falar dele antes. Mas o mais especial foi toda a explicação sobre os cartoons, como se transmite a mensagem, a surpresa do último quadrinho.

e tinha até cartoons para leitura de banheiro!

Saimos de lá e fomos assistir ao "Stravinsky Project". Resumidamente, para celebrar os 125 anos do seu nascimento, um pianista russo elaborou um projeto juntamente com a Sinfônica de Stanford. Foi sensacional. Não só por ver a orquestra tocando, mas pelas explicações do momento de vida do Stravinsky em partes da música. E com um final surpreendente, onde assistimos ao [Firebird Suite] com uma apresentação de puppeteers e a orquestra tocando ao fundo. Esses puppeteers são marionetes gigantes controlados pelo movimento corporal de pessoas, muito expressivos. Sei que sou meio suspeita quando se trata de música clássica, mas o Fê também gostou, mesmo tendo pescado um pouquinho em uma das partes do concerto!

3 comments:

Marilia said...

Que delícia de programas.
Minha adolescência tb. foi povoada por Snoopy e sua turma. Sempre me identifiquei com o woodstock, que voava de ponta cabeça... mais ou menos que nem eu!!
Beijocas,

π said...

eu comprei um livrinho só das tirinhas do Woodstock! Pensei muito em você... Ops, não por voar de ponta cabeça, mas eu já sabia que você gostava dele!

Anonymous said...

Adorei, um dia na vida ainda vou visitá-lo!
Ontem lembrei muito de vc. Fui na feira da liberdade, comi vários tipos de camarão e acabei com o famoso sorvete de melão!
Vi várias marininhas e andrézinhos e fiquei imaginando vc pequenininha passeando por lá...
Beijos!