Feb 14, 2008

NASA

A [Nasa] pra mim sempre soou como uma coisa distante, algo criado numa sexta dimensão. Quando nos mudamos para cá, descobri que tínhamos entrado nessa sexta dimensão também, não só pela qualidade de vida e coisas inacreditáveis que a gente tem por aqui, mas porque uma base da Nasa fica a 14min de carro da porta de casa.

E eu descobri esses dias que o tour por lá era de graça.

Eu acho que o tour na verdade começa com a vista da estrada. Como eu estava dirigindo não tirei uma foto, mas de loooooooonge se vê um super duper angar, onde carros e até mesmo aviões parecem ridiculamente pequenos. É impressionante e, wow, assutador.

Lá dentro tem um museu muito menor do que eu imaginava. Acho que ele tem... uns 150 metros quadrados. No balcão de recepção ficam duas figuras SUPER simpáticas. O primeiro é um senhor que nos explicou um montão de coisa, até nos indicou alguns outros museus aqui na região e também passou um monte de informações. Super prestativo.


Depois, a senhora chamada Ellie fez o tour. O mais engraçado é que foi um tour para mim e minhas duas amigas. Só. Então a gente podia perguntar um monte de coisa, examinar o tempo que quisesse, olhar e até mexer em algumas coisinhas.

Eu aprendi um monte sobre as expedições, vi uma pedra lunar, uma marciana, entendi (mais ou menos, né?) o funcionamento de um tunel de vento, vi os protótipos mais doidos que sairam de idéias de origami e de Lego dos filhos. Também vimos sobre uma experiência com sapos e girinos no espaço, tudo isso observado diretamente dentro de uma cápsula de Mercúrio (o planeta) experimental.

Imaginem que os testes são feitos num avião que anda como se você estivesse em uma montanha russa, fazendo o formato de uma parábola, com quedas de 2.4km. Não a toa esse treinamento é carinhosamente conhecido como "vomit flight". Mas funciona, pois durante 37 segundos na queda não há atuação da força gravitacional.

Recomendo muito, pois está totalmente fora do circuito turístico da Califórnia, mas acho que em poucos lugares recebi um atendimento tão especial.


Essa foto não podia faltar, né?

2 comments:

Ana Paula said...

O pessoal da Nasa é suber bacana mesmo... Até os meus 12 anos eu queria ser astronauta e, por isso, mandei uma cartinha para eles. Todo mundo achou que eu seria ignorada, mas para nossa surpresa, eles responderam com vários documentos, fotos, etc e tal! Tenho tudo guardado até hoje! Beijos. Ana - Bo.

Marilia said...

ADOREI a foto de v. de astronauta!!
Quase tão boa quanto aquela sua ao lado do cachorrão do slide show.

Ana Paula - V. daria uma LINDA astronauta. A primeira a atingir a lua de salto alto!!

Beijos mil