Jan 18, 2008

Por um mundo com menos pimenta

Eu não sei o que acontece com esse lugar. Por que tudo, absolutamente tudo, até um inocente macarrão ou uma pizza tem que ter pimenta?

Ontem fomos a um restaurante tailandês famoso por aqui. Eu já comecei a apelar e falar: "Sou MUITO alérgica a pimenta, o que você tem que não tem pimenta de jeito nenhum?" E sabe a resposta? Um prato com algas (nori), umas folhinhas esquisitas e shiitake (eu não sou japonesa nesse sentido, não como nenhum cogumelo). COMO ASSIM??

Ok, arrisquei o frango com macarrão que falaram que tinha somente um TOQUE de pimenta. Olha, se aquilo é o toque de pimenta... Tinha praticamente tanta pimenta quanto frango havia no meu prato!

Pois é, e como investigar comida faz parte da minha formação, lá fui eu. Há uma tese de que a influência mexicana e seus chilles teriam dominado a cozinha americana há muitas décadas e por isso, até hoje, a comida é apimentada. Mentira desvendada por uma amiga mexicana que me falou que não é tão assim e que ela também sofre em alguns restaurantes. O problema de algumas comidas mexicanas, segundo a sua teoria, é a inaptidão dos cozinheiros, que em vez de descartar a parte ruim da pimenta e usar somente a boa com aroma, usam tudo e fica forte demais.

Outra teoria que eu ouvi, muito melhor por sinal, é de que geralmente os cozinheiros são mão de obra barata, que não estão lá por aptidão, mas sim por necessidade. Isso também teria começado há anos, cozinheiros ruins foram abrindo seus próprios negócios e a pimenta conquistou a américa.

Agora uma coisa que eu não entendo: eu não conheço nenhum outro povo mais reclamão, que lutaria pelo direito de ter a quantidade de pimenta no prato que desejar e não pensaria duas vezes em devolver uma comida ruim. Então como as coisas chegaram nesse ponto??

3 comments:

Marilia said...

Queria apresentar aqui minha total solidariedade ao seu protesto.
Abaixo a Pimenta!!!!
Quando for fazer sua manifestação, greve de fome, piquete, etc pode contar comigo.
Mas acho mesmo que a única saida e apresentar uma pesquisa dizendo que a pimenta hoje em dia é transgênica e que também aumenta o colesterol...

Luciana said...

Eu acho que eles gostam da pimenta! Senão não teria nais!
Já ouvi dizer que pimeta faz bem, aumenta a velocidade do metabolismo e é antioxidante. Pense pelo lado bom!

π said...

Se acelera o metabolismo eu não sei, mas que mais de 2kg já foram embora, isso eu tenho certeza... E eu não estou nem um pouco feliz com isso não! Tudo que vai rápido volta ainda mais rápido!