Dec 10, 2007

A habilitação

Depois de muito muito enrolar, usar a CNH brasileira, fomos finalmente ver as coisas da nossa carteira de habilitação californiana. Sim, infelizmente aqui isso funciona por estados e, se nos mudarmos para outro, teremos que fazer mais alguns processos burocráticos. Enfim, fizemos a prova teórica, onde tínhamos que acertar 85% da prova. Feito isso, perdemos o prazo para a prova prática. Conseguimos prorrogar o prazo para fazer a prova, que foi hoje. E, adivinhem: nós dois bombamos.

Primeiro, vale ressaltar. Se você, aos 18, 19 anos se revoltou com algum instrutor nas suas provas, não viu nada. Não que eles sejam malvados, mas eles simplesmente falam: "Eu só posso te dar direções, que serão esquerda, direita e ré. Qualquer coisa diferente disso, faz com que você seja automaticamente reprovada". Ou seja, para piorar, você tem uma múmia ao seu lado que só fala 3 palavras. Super tranquilizador.

A coisa mais doida aqui é que você tem que realmente parar o carro num sinal de Stop. Não é como no Brasil que você simplesmente tira o pé do acelerador e dá uma espiada básica. Aqui tem que ser mesmo o parar, se fosse um carro manual, partir da primeira marcha. Pois é, e com essa nóia de sempre parar, o Felipe parou justo no lugar que não podia. Bum!

E eu? Bom, para quem me conhece e sabe como eu dirijo, preparem-se. Eu bombei por dirigir devagar demais. Achei uma coisa meio estúpida, mas o limite de velocidade também significa a velocidade que se deve andar. E eu, apesar de nunca ter usado muito essa regra, sabia que no Brasil a velocidade mínima é 50% da velocidade máxima. Aqui não. E às 8h da manhã, depois de 6 horas de sono, eu consegui ter a capacidade de andar a 15milhas/hora (24km/h) numa região onde só tinha um monte de casinhas e eu deveria andar a 25milhas/h. Bum!

Janeiro vamos de novo fazer a prova. Dessa vez num horário mais descente.

1 comment:

Unknown said...

Esse negócio da placa de pare é triste mesmo, a gente acostuma a usar o Yield e o Stop como sendo a mesma coisa no aqui e nos USA são efetivamente diferentes. Qdo tirei minha carta no Oregon a coisa que achei mais complicada foi lembrar de parar, olhar e escutar antes de passar trilhos de trem (atravessam praticamente todas as cidades do sul do Oregon). Não sei como é na California, mas no Oregon pelo menos não precisava fazer baliza, tinha que dar uma marcha ré de meio quarteirão pra ver se vc tinha controle do carro, mas baliza só fiz no Brasil. Boa sorte pra vcs e manda o Felipe parar só nos sinais. Bjs e abs, Cesar